terça-feira, 13 de abril de 2010

Bananas – Woody Allen

bananas

Retornando a filmografia do gênio Woody Allen chegamos aos anos 70 com a comédia intitulada “Bananas”. É apenas o 4º filme do nova-iorquino como roteirista, terceiro como diretor e primeiro como o Woody Allen que conhecemos. A película marca o nascer de uma série de assinaturas cinematográficas do cineasta: a primeira loira, o primeiro neurótico, as primeiras citações judaicas, a primeira sessão de psicanálise e é aqui que  finalmente presenciamos o nascimento de Woody Allen.

A escolha do título “Bananas” permanece multi-interpretável. Além da fruta a palavra tem o significado informal do adjetivo “louco”. É possível que o uso da mesma tenha sido uma proposital reverência a uma das primeiras obras dos Irmãos Marx os quais Allen mencionou ter sofrido muita influência no período de criação da película. Sempre sarcástico Woody Allen ao ser questionado sobre a razão do título ser este respondeu “…porque não tem bananas no filme”. Sabe-se que o livro Don Quixote, USA. serviu de pesquisa para ele e que o personagem principal era um agrônomo especializado em bananas.

O filme conta a estória de Fielding Mellish, típico nova-iorquino que inconformado com “o fora” dado por sua namorada ativista Nancy, decide viajar para a América do Sul e envolver-se com a revolução de São Marcos para impressionar a loira nova-iorquina. Através de uma aventura sem pé nem cabeça o cineasta encontra pretextos e oportunidades de referenciar, ainda que de maneira sutil, audaciosa e desajeitada, obras clássicas como “O Encouraçado Potempkin” (Serguei Eisenstein) e o estilo cômico/mudo em algumas seqüencias Chaplinianas. Woody Allen demonstra uma compreensiva imaturidade rítmica nas escolhas essenciais da estória, tornando evidente uma indecisão - duvidosamente proposital - as vezes pelo sarcasmo e em outros momentos através do humor escrachado e extravagante. Erros e acertos humorísticos alternam-se ao longo de todo o filme, porém o que não dá para negar é a audácia e tremenda criatividade expressada por vezes em acertadas cenas detalhadamente cômicas.

Bananas é uma comédia com um ar político-despretensioso que serviu para plantar várias sementes na cabeça do gênio, sementes estas que poucos filmes mais tarde dariam belos frutos. Este sim é um filme de Woody Allen.

Marcelo Lobo.

(Texto originalmente publicado no blog mlobocrítico)

Ficha Técnica

Título Original: (Bananas)

Lançamento: 28 de Abril, 1971.

Produção: Jack Grossberg

Direção: Woody Allen

Roteiro: Woody Allen, Mickey Rose.

Atores: Woody Allen, Louise Lasser, Carlos Montalban.

País: EUA.

Língua: Inglês.

Duração: 82 min.

Gênero: Comédia, Aventura.

Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário